O SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Estância Turística de Ibitinga foi criado pela Lei Municipal nº 902 de 9 de janeiro de 1969.

  O escritório técnico da recente autarquia localizava-se  à Rua Dr. Teixeira, nº 396, e contatava com aproximadamente quinze funcionários compondo seu Quadro de Pessoal. O primeiro Diretor do SAAE foi o Senhor Dejanir Storniolo. 

  Mais tarde, a sede Administrativa foi transferida para a Rua Boa Jesus, nº 717. Somente em 02 de julho de 2012, o escritório passa para o atual endereço localizado à Rua Capitão Felício Racy, nº 1556. O novo prédio Gilberto Ocon de Oliveira faz homenagem à família Oliveira, construído e projetado especificamente para acomodar todos os departamentos administrativos da autarquia.

   Além do escritório administrativo, o SAAE abrange o almoxarifado Antônio Di Jorge, localizado à Avenida Carolina Gereto Dall’ Acqua, nº 1575 Vila Izolina, departamento responsável pelo recebimento, armazenagem, expedição, distribuição dos materiais e serviços de manutenção da rede de água e esgoto.

   A Estação de Tratamento de Água Jair Fernandes sito à Av. D. Pedro II, nª 1.293, é responsável pelo Tratamento da Água oriunda do Córrego Água Quente que contribui com o abastecimento da área central da cidade.

   A maior parte da captação de água é procedente de mananciais subterrâneos, o que corresponde cerca de 90% da nossa capacidade produtiva.

   A ETE- Estação de Tratamento de Esgoto está em fase final de construção (obra do governo do estado em convênio com o município).

   O SAAE tem como missão a captação, o tratamento e o abastecimento de água potável e também a coleta de esgoto do Município de Ibitinga e o Distrito de Cambaratiba. O objetivo principal da autarquia é a melhoria da qualidade de vida da população. A visão da empresa é cada vez mais informatizar e expandir a rede de água e esgoto através de tecnologias modernas e sempre satisfazer as necessidades da população em relação ao saneamento de qualidade.

   O Quadro atual de Funcionários do SAAE é composto por 138 funcionários entre os principais cargos estão os Assentadores de Tubos e Guias, Serventes de Obras, Zeladores de Poços, Auxiliares de Operação de Tratamento, Leituristas, entre outros.

 

Diretores que passaram pelo SAAE:

Dejanir Storniolo

Antônio Viviane

Carlos Moiséis Nicolau

Antônio Di Jorge

Olevindo Franscischini

Israel Trufino

Sérgio Fonseca

Antônio Aparecido Stanzani

Lúgero Coleone

Maurício Rodrigues Mergulhão

Eugênio Coleone

Antônio José Costa Ferreira

Atual Diretor Superintendente Olaerte Constantini

 

Funcionários que se dedicaram ao SAAE

Jair Fernandes

Cláudio Montanari

Siuiti Nakamura

Carlos Ferrari

Sebastião Gonçalves de Matos

José Rodrigues

Mário Massola

Luís Eduardo Lucínio

João Aparecido de Oliveira Miranda